27 maio 2006

Tartarugas

Andava eu pelas ruas despreocupado. Com o passo leve e ligeiro me peguei pensando em tartarugas. Bichos engraçados são as tartarugas, jabutis e afins. Quando nascem, já são velhas. Nunca vi um filhote de tartaruga como um filhote de cachorro, gato, ou quaquer animal de outra espécie. Elas não têm a intensidade dos outros. São lentas desde o nascimento, têm um espírito manso como dos velhos. Isso me fez pensar em outra coisa, as tartarugas conseguem viver por mais de cem anos por causa dessa maneira de levar a sua existência. Ao viver assim devagar elas carregam um outro tempo, diferente do nosso. Eu, por exemplo, sou ativo e elétrico. Pés desesperados quando se encontram parados, braços agitados e boca falante. Vivo nessa velocidade porque não quero levar a minha existência por muito tempo. Isso, é claro, se a minha pequena experência em pensar em tartarugas tiver algum fundamento. Quero viver a cada vão momento, como disse o poeta, e o mais rápido possível. Morrer aos sessenta para mim estaria de bom tamanho, medida precisa de tempo contado de passos, risadas, amores e dissabores.

2 comentários:

Anônimo disse...

legal

Anônimo disse...

vc jah tinha comentado comigo deste texto num dia, enquanto tomágvamos café....sim, concordo sobre sua visão em relação às tartarugas e à velocidade de viver...